segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pregadores, proclamem somente a Bíblia


“... aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação” (1Co 1.21).

Estamos vendo o empobrecimento dos púlpitos. O tema da Reforma Protestante Sola Scriptura e Tota Scriptura (Somente a Escritura e Toda a Escritura) deve ser resgatado urgentemente em nossas igrejas. Só pode ser considerada pregação quando se proclama a Bíblia. Se não se proclama a Bíblia, não é pregação, mas palestra, apresentação ou qualquer outra coisa, menos pregação. Pregar somente a Bíblia significa não pregar aquilo que não está e não tem base nas Escrituras. Ou seja, pregação é o ato de proclamar unicamente o que se encontra na Palavra de Deus. É anunciar as verdades contidas nas Escrituras.

O pregador não pode pregar o que é conveniente a ele ou aos ouvintes, ou somente “alguns” temas como se o pregador tivesse escolha para separar e pregar os assuntos, ou ainda, como se o pregador devesse pregar para simplesmente agradar as pessoas. Mas, pregar todos os temas da Bíblia. Isso só é possível quando se prega expositiva e sistematicamente. O pregador da conveniência não está preocupado na veracidade, mas no que funciona; não no que é correto, mas no que dá certo. Ele quer resultado e movimento, e não fidelidade e avivamento. Está mais preocupado no aplauso da terra do que na aprovação do céu.

Os falsos pregadores, os pulpiteiros hipócritas prestam um desserviço à causa de Cristo. Os pregadores infiéis estão a serviço de satanás. Eles pregam a teologia da prosperidade, a confissão positiva e a autoajuda. Porém, o pregador fiel deve lidar corretamente com a Palavra de Deus. Não a pode alterar nem mercadejá-la. Não pode furtá-la e pregar filosofias humanas. O pregador não tem outra coisa a oferecer ao povo a não ser a Palavra de Deus.

Pregar é o ato de proclamar a revelação escrita de Deus: a Bíblia. Não se pode diminuir ou acrescentar nada à pregação. Toda doutrina ou ensino estranho às Escrituras deve ser rejeitado. Somente a Palavra de Deus poderá gerar fé no coração do pecador. Não existe outro Livro para se pregar. Não existe outra forma. Unicamente a Bíblia é a voz de Deus ao coração dos homens. Exclusivamente a pregação bíblica gerará fé para salvação: “... aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação” (1Co 1.21).

Portanto, pregadores, proclamem as boas novas de salvação em Jesus Cristo. Preguem sobre a necessidade de arrependimento. Anunciem a salvação pela graça. Preguem para a glória de Deus, para a edificação da igreja e para a salvação dos perdidos.

Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...