sexta-feira, 25 de março de 2016

Cinco livros sobre evangelismo e missões que influenciaram a minha vida e ministério

Desejo no presente post enumerar cinco livros que exerceram grande influência e entusiasmo em minha vida e ministério. A lista não está na ordem de importância.

01 – ALEGREM-SE OS POVOS – a supremacia de Deus nas missões, JOHN PIPER, Editora Cultura Cristã.
O livro foi um divisor de águas em minha vida. Até então, eu pensava que o propósito das missões era a salvação dos perdidos, porém, ao ler o livro entendi que a adoração a Deus é o objetivo supremo das missões. Deus é glorificado na salvação de pecadores. O entendimento que objetive com a leitura do livro é que a ausência de missões é a evidência da ausência da adoração verdadeira a Deus, ou seja, uma igreja adoradora torna-se missionária automaticamente. A adoração a Deus é o combustível para missões. John Piper mostra no livro o papel da oração em missões, aborda o aniquilacionismo e universalismo, expressa as motivações para se fazer missões.

02 – EVANGELIZAÇÃO – como criar uma cultura contagiante de evangelismo na igreja local, J. MACK SITLES, Editora Vida Nova.
É apenas um livro de 144 páginas, mas é o melhor livro que já li sobre o assunto. Stiles mostra que evangelismo não pode ser entendido como moda, programa, evento, etc., mas como a filosofia de vida da igreja. Para o autor, evangelização faz parte da cultura da igreja adoradora. O entendimento é: todos os líderes da igreja proclamam o evangelho abertamente e os membros seguem o exemplo dos líderes. O livro é impactante! Ensina-nos uma nova maneira de viver e compartilhar as boas novas.



03 – SAL & LUZ – compreendendo, vivendo e praticando a missão, RONALDO LIDÓRIO, Editora Betânia.
É impossível ler os livros do Ronaldo Lidório e não sentir o coração arder. Estou lendo o presente livro pela segunda vez. A obra nos desafia a viver o chamado de Jesus no dia a dia. Traz uma mensagem de despertamento para a igreja que se encontra no sono da omissão. O livro mostra a identidade e a missão da igreja em Cristo. Lidório mostra que o que deve mover a igreja a fazer missões é uma profunda compreensão e compromisso com a Palavra de Deus. Ou seja, Deus é missionário.




04 – A VISÃO MISSIONÁRIA NA BÍBLIA – uma história de amor, TIMÓTEO CARRIKER, Editora Ultimato.
Também já li este livro por duas vezes. Na verdade, tenho procurado sempre ler Carriker. O autor procura apresentar as bases bíblicas de missões, ou seja, mostrar que missões é uma obra criada e mantida pelo Deus Missionário - o autor do Livro Missionário. Para o autor, o que faz da história do povo de Deus no AT (Israel) e no NT (Igreja) a história de amor é a consciência de ter sido chamado por Deus para ser bênção para os outros. O livro mostra que há um teor e clamor missionário em toda a Bíblia.




05 – A IGREJA LOCAL E MISSÕES, EDISON QUEIROZ, Editora Vida Nova.
Foi um dos primeiros livros de missões que li em minha vida. O autor é um apaixonado por missões, uma referência missionária em nosso país. O livro mostra a visão, fundamentos e prática de missões na Bíblia. O livro responde a pergunta: Como fazer missões? Ou seja, mostra qual é o papel da igreja em missões. Traz provocações missionárias e despertamento para a igreja apática no que refere à obra missionária. Queiroz mostra como a igreja local deve se empenhar e participar na obra singela de missões.





Esses livros inspiraram e contribuíram bastante para o meu pensamento e prática missionária. Recomendo a leitura dos mesmos na esperança de ver em nosso país um grande e poderoso exército missionário.
Nos laços do Calvário que nos une,

LUCIANO PAES LANDIM.

2 comentários:

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...