terça-feira, 10 de janeiro de 2012
ESTRATÉGIAS DE EVANGELIZAÇÃO URBANA (Parte 01)
“mas recebereis poder, aos descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
INTRODUÇÃO:
Como prometido, estaremos falando sobre algumas estratégias de evangelização urbana. Assim, é necessário fazer algumas perguntas: O que fazem as igrejas locais em nível de evangelização urbana? Como atingir a população ao redor da igreja?
A conversão de indivíduos à fé cristã, sua busca e transformação operados pela ação do Espírito Santo, se dá apenas mediante a pregação da Palavra de Deus e a aplicação interna desta feita pelo Espírito Santo (1Co 1.21). Precisamos de ousadia, entusiasmo e sabedoria. O mundo é dinâmico, e não estático.
Precisamos estudar a população ao redor da igreja, e na sabedoria do Espírito Santo, escolher os métodos, estabelecer as estratégias, lembrando sempre que a oração precede a ação.
A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ORAÇÃO:
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ez 22.30).
A igreja precisa sentir o desejo de orar pelos ainda não convertidos. Interceder significa literalmente “interpor-se”, “colocar-se entre”. O maior exemplo de intercessão é o de Jesus: “pelos transgressores intercedeu” (Is 5.12). Jerram Barrs disse: “Oração sincera, apaixonada, poderosa deve brotar dos nossos corações em favor daqueles a quem amamos, e daqueles cujas vidas são ligadas conosco, na teia da existência diária”.
O TESTEMUNHO PESSOAL:
O evangelismo pessoal ou testemunho pessoal de vida é um dos mais eficientes métodos evangelísticos. É preciso viver o que se prega, senão a evangelização torna-se uma hipocrisia. Tornamos o Evangelho conhecido mais pelo perfume do que pela palavra. Francisco de Assis disse aos seus discípulos: “Evangelize sempre; se necessário, use palavras”.
A RECEPTIVIDADE:
Boa receptividade da parte dos membros da igreja local é muito importante para com os visitantes. É necessário ter uma equipe treinada de recepcionistas, os quais darão atenção antes, durante e depois do culto aos visitantes e membros ausentes que retornam. Um cafezinho após o culto oportuniza a confraternização entre todos.
CONCLUSÃO:
Portanto, a igreja na cidade deve decidir saturar a comunidade local com o Evangelho de Cristo, mover-se para fora das quatro paredes da igreja local, por proclamar o Evangelho pela voz e pela vida, testemunhando em palavras e em obras, na missão integral da igreja, por mover-se para frente, mas somente em unidade e de jamais barganhar o Evangelho da graça, em nenhuma circunstância.
Acompanhe as próximas publicações sobre estratégias de missões urbanas.
Nos laços do Calvário que nos une,
Pr. Luciano Paes Landim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”
Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...
-
Contam que certo dia um fósforo disse a uma vela : “Eu tenho a tarefa de acender-te.” Assustada, a vela respondeu: “Não, isto nã...
-
Disciplinas: - Introdução à Missões - Bases Bíblicas de Missões - O Desafio Missionário Mundial - A Igreja Local e Missões - História ...
-
Não há esperança para o mundo fora do Evangelho. Nenhuma religião pode levar o homem a Deus. Não há salvação para ao homem fora de Jesus...
Shalon, Pr.Luciano!
ResponderExcluirO maior propósito da igreja na Terra deve ser mesmo a evangelização!Boa palavra.
Paz, irmã Rosane Luz!
ExcluirVerdadeiramente a igreja existe para proclamar a glória de Deus ao mundo. Precisamos urgentemente crer na Palavra de Deus de tal forma que a pratiquemos e a anunciemos aos perdidos.
Um forte abraço em Cristo!
Luciano Paes Landim.
jesus.chamou.os.discipulos.e.serviu.ele.os.paes.para.ele.ir.servi.a.multidao.Jesus.nos.chamou.para.servirmos.as.pessoas.que.estao.com.suas.almas.famintas.do.pao.vivo.que.derceu.do.ceu.(o.que.leva.um.missionario.a.chorra.nao.e.as.lutas.mas.ver.vidas.perecer;autor-Eduardo.Bruno)
ResponderExcluir