sábado, 5 de janeiro de 2019

Reserve um momento diário para estar a sós com Deus



Vida devocional: A vida devocional consiste no momento diário em que separamos para estar a sós com Deus. É um tempo reservado para comunhão com Deus de maneira mais pessoal. Uma ocasião para louvar, ler a Bíblia, orar, estudar e meditar mais sobre as coisas de Deus. É um exercício indispensável para crescermos fortes e sadios espiritualmente.

Não perca o foco: Todavia, algumas coisas podem tentar nos tirar o foco. Por relaxamento ou desconhecimento de sua importância, ter tempo para Deus parece estar cada vez mais difícil. A intimidade com o Pai é o primeiro passo para desfrutar de uma vida cristã completa (Mt 6.33) . A falta de tempo nunca será argumento para não termos um momento devocional diário. Afinal, jamais todos nós temos 24 horas por dia concedidas por Deus. Na verdade, o que pode nos faltar é prioridade.

Momento de oração diária: No sei devocionário, dedique-se a orar com gratidão e louvor a Deus, em confissão de pecados, em súplica e intercessão (1Ts 5.17). Clame a Deus por sua vida espiritual, interceda por sua família, igreja e nação. Interceda por missões.

Meditação na Palavra todos os dias: No momento da devoção, consagre-se a leitura e meditação da Bíblia (Js 1.8). Reflita, analise e considere. Confronte sua vida, comportamento e motivações com a Palavra de Deus. Tome a decisão de praticar as Escrituras, de viver o que está escrito. Se você ler 12 páginas da Bíblia por dia, em um ano você a terá lido 03 vezes. Se você ler 20 minutos por dia a Palavra de Deus, em um ano você a terá lido 01 vez.

Livros de apoio: Os livros devocionários podem nos ajudar bastante em nossos devocionais. Os mesmos cooperam para a nossa disciplina na leitura, meditação e oração. Em 2017 usei o livro “Esperança Diária” de Billy Graham em que cada dia do ano tem um texto para meditação. No ano passado utilizei o livro “Os Cânticos de Jesus” de Timothy e Kathy Keller em que há um texto dos Salmos, uma reflexão e uma oração para cada dia do ano. Em 2019, usarei o livro “Refeições Diárias com os Profetas Menores” de Elben M. Lenz César em que para cada dia do ano há uma mensagem baseada nos profetas menores. Existem muitos outros que eu poderia indicar, entretanto, por causa do espaço mencionei somente três.

Conhecer e prosseguir em conhecer: O desafio da prática devocional é conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3). Para tanto, precisa-se levar em consideração o seguinte:
1.      Trace um plano.
2.      Seja disciplinado.
3.      Veja qual é o seu melhor momento do dia.
4.      Veja qual é o seu melhor lugar.
5.      Não desista diante das dificuldades.
Portanto, ore mais, leia mais, medite mais, pratique mais.

Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...