Breves reflexões sobre
a Educação Cristã
Por Luciano Paes Landim
Introdução - O maior educador
A
pedagogia de Jesus até hoje não foi ultrapassada – o seu ensino partia da
experiência própria e individual de seu ouvinte para a aplicação do ensino desejado
(Jo 2.13-22). Em Jesus, o Mestre dos mestres, o ensino atinge o seu apogeu; Ele
ensinava com palavras e com sua vida em todos os lugares e em todo o tempo.
Jesus transmitia aos discípulos vida e não meras palavras; ele se preocupava
mais com a formação do que na
quantidade de informações; ele
dedicava tempo e convívio aos discípulos.
Não há neutralidade no homem nem na educação
Biblicamente
falando, o homem não é um ser neutro, nem produto do meio, mas já nasce em
pecado, com a inclinação para o mal: “Eu
nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51.5). Sendo
assim, é necessário educar a partir da perspectiva correta, ou seja, da fé
bíblica. A Educação Cristã é fundamentada nas Escrituras Sagradas e sustentada
pelo Espírito Santo. Como afirmou Augustus Nicodemus “Educação Cristã é ensinar
ciências, história, comunicação, sociologia, filosofia, etc. a partir dos
pressupostos cristãos”.
Educação teorreferente
A
verdadeira educação é teorreferente, isto é, tem Deus como referência, centro e
propósito. Isto nos exige um reexame dos conceitos – uma avaliação criteriosa
da nossa filosofia de vida. É uma educação que mostra a sabedoria não como mero
conhecimento, mas sim, a aplicação correta do conhecimento adquirido. O homem
foi criado para glorificar a Deus. Portanto, é a Educação Cristã que vai
proporcionar ao homem este conhecimento.
Mandamento, conteúdo e currículo
A
Educação Cristã é um mandamento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as
nações... ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado...”
(Mt 28-19-20) e o seu o conteúdo
programático é a Palavra de Deus: “Porque Esdras tinha disposto o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar
em Israel os seus estatutos e os seus direitos” (Ed 7.10), sendo que o seu currículo
não é opcional, mas determinado pelo próprio Deus.
Conclusão - De quem é a
responsabilidade?
A responsabilidade de educar pertence aos pais, à
escola e a igreja.
A Bíblia apresenta a responsabilidade de educar como uma determinação
primordial dos pais: “Ensina a criança no
caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv
22.6). A Escola Cristã deve ser considerada uma extensão do lar cristão. João
Calvino fundou, em Genebra, uma “Academia Cristã”, instituição de educação
superior, seguindo os moldes e as diretrizes bíblicas. A Igreja deve, em
missão, discipular a as nações e isto ensinando as pessoas a guardarem a
Palavra de Deus (Mt 28-19-20). Ou seja, os pais, a escola e a Igreja, juntos,
trabalham com um só propósito, que é o de conceder às pessoas a possibilidade
de atingir a maturidade cultural e espiritual.
Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim.
Excelente abordagem.
ResponderExcluirQue Deus, em Cristo, continue te iluminando para que possas continuar escrevendo sobre esse tema tão importante para nossas vidas.