segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Firmes em Cristo

Esboço de Sermão


Fp 4.1

Introdução:
1.      Na igreja de Filipos havia perigos internos e externos. A igreja estava sendo atacada por falta de comunhão e por falsos mestres.
2.      Diante desses perigos, Paulo exorta a igreja a permanecer firme em Cristo.
3.      “Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos”: Paulo exprimi seus sentimentos mais íntimos de amor e carinho pelos irmãos. A palavra “saudoso” se refere a uma profunda dor por estar separado das pessoas amadas.

I. A alegria e a coroa do ministério de Paulo (v. 01):
1.      “... minha alegria e coroa”.
2.      Paulo exprime seus sentimentos mais íntimos de amor e carinho pelos irmãos quando diz que eles são “sua alegria e coroa”.
3.      A alegria de Paulo não resultava das circunstâncias, mas de seus companheiros cristãos em Filipos.
4.      A palavra “coroa” refere-se à coroa de louros recebida pelo atleta que vencia uma competição.
5.      Paulo sabia que valia a pena tudo quanto sofreu para plantar aquela igreja em Filipos.

II. A exortação à firmeza em Cristo (v. 01):
1.      “permanecei, deste modo, firmes no Senhor”.
2.      É a parte final desse versículo que demonstra o contínuo cuidado do apóstolo pela vida espiritual dos filipenses.
3.      A preocupação de Paulo, mais uma vez, era com a entrada das heresias doutrinárias que podiam corroer a esperança e provocar divisão e desarmonia no seio da igreja.
4.      A palavra “firmeza” era aplicada ao soldado que permanecia firme em seu ímpeto na batalha ante a um inimigo que queria superá-lo.
5.      Em vez de dar atenção aos falsos mestres ou se entregar às desavenças internas, a igreja deveria pôr a sua confiança no Senhor.
6.      A ideia de estar “firmes no Senhor” era, também, no sentido de colocar todas as coisas debaixo do controle do Senhor. Não deveria haver hesitação em servir a Cristo.

Conclusão:
1.      Perguntas: Sou eu um crente que está constantemente trabalhando para criar unidade na igreja? Ou, sou eu uma pessoa que dar lugar ao inimigo para criar inimizades na igreja (fofocas, críticas, falsidades)? Busco sempre ler e praticar a Palavra de Deus?
2.      O que preciso fazer para permanecer firme em Cristo:
a)      Devo permanecer firme na fé em meio às lutas enfrentadas por amor ao verdadeiro evangelho, pois essa dedicação e lealdade não ficarão sem grande recompensa em breve.
b)      Preciso ficar firme na fé quando me deparo com falsas doutrinas ensinadas por falsos mestres.
c)      Preciso ter um profundo amor por Cristo, ler e praticar a Palavra de Deus e acreditar no poder de Deus através da oração.
d) Lutemos pela comunhão da igreja e combatemos todo tipo de heresia que tente entrar na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...