terça-feira, 8 de julho de 2014

10 Razões Porque Devemos Ler Gordon Clark


Particularmente, tenho-me “deliciado” com as obras de Gordon Clark. Pena que demoraram muito a começar a traduzir suas obras para a língua portuguesa. Mesmo assim, devemos agradecer a Editora Monergismo pela iniciativa e por já ter traduzido alguns livros do autor (“Em Defesa da Teologia”, “Deus e o Mal”, “Uma Visão Cristã dos Homens e do Mundo”, “Introdução à Filosofia Cristã” e “Três Tipos de Filosofia Religiosa”, "A racionalidade da revelação divina especial" e "William James e John Dewey") e uma obra com o título “O Escrituralismo de Gordon Clark” de autoria do W. Gary Crampton, e a Editora Cultura Cristã por ter publicado o livro “De Tales a Dewey”.

Desejo colocar aqui alguns motivos porque devemos ler as obras do então conhecido “Agostinho da América”: Gordon Haddon Clark (1902-1985). Ele que foi um brilhante filósofo e teólogo calvinista, autor de mais de 40 livros, professor de várias faculdades e seminários, conhecedor profundo de filosofia antiga e contemporânea. Resumindo: Um dos maiores pensadores do século XX.

1.        Porque ele defendeu a revelação proposicional contra o empirismo e o racionalismo.

2.       Por ter empregado um método filosófico inteiramente cristão, que chamamos de Escrituralismo: ele via as Escrituras como o fundamento de todo o conhecimento.

3.       Porque o seu pensamento é intensamente bíblico e profundamente lógico.

4.      Por possuir uma apologética puramente bíblica.

5.       Por não possuir uma apologética evidencialista.

6.       Porque suas obras literárias abrangem todo o pensamento humano.

7.       Por tratar de filosofia: tanto a antiga quanto a moderna.

8.       Por ter se mantido nos princípios da Reforma Protestante.

9.       Porque, mesmo de maneira desconfortável, sustentou, ensinou e defendeu a Bíblia como o fundamento do verdadeiro pensamento.

10.    Por ser um dos filósofos mais interessantes e prolíficos do século XX.

Por esses e outro motivos, recomendo a leitura das obras do Gordon H. Clark. Pois, somente com uma filosofia em que se inicia e termina na Bíblia que poderemos experimentar um despertamento e avivamento em nosso país. Se eu pudesse colocaria exemplares das obras do Clark em cada casa, chamaria os jovens a lerem seus livros, desafiaria os pastores a “comerem” seus pensamentos e pregarem a Bíblia fielmente.

Nos laços do Calvário que nos une,


Luciano Paes Landim.

4 comentários:

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...