terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Revitalização da Igreja Segundo a Bíblia


Incontestavelmente, e mais do nunca, nossas igrejas necessitam experimentar o poder do Espírito Santo agindo nelas e por meio delas de muitos modos visíveis para a glória de Deus, para a edificação dos cristãos e para a transformação da sociedade. Isto só é possível quando verdadeiramente os líderes cristãos aplicam prudentemente os princípios bíblicos ligados à saúde da igreja. Isto é, só é plausível a revitalização de igrejas com o retorno às Escrituras de modo puro, profundo e simples. Somente o Espírito Santo, através da Bíblia, poderá realizar o verdadeiro avivamento.


Igrejas que necessitam de revitalização são aquelas que focalizam-se em programas e não nos princípios que o Senhor designou, em sua Palavra, para a igreja. São aquelas que vivem do passado glorioso, isto é, são saudosistas, mas não tem nenhuma perspectiva no presente nem para o futuro. Têm péssima reputação pública e má reputação na comunidade. Isso tudo porque desviou-se do Evangelho. A solução é o retorno às Escrituras da liderança formada e dos leigos. Somente assim poderá haver evangelismo frutífero e discipulado com base no Evangelho, plantação de igrejas, atos de amor, de misericórdia e de justificação.

Voltar aos fundamentos bíblicos é o caminho para a revitalização de igrejas. Somente isto poderá lançar luz sobre os problemas existentes nas igrejas que precisam de crescimento integral. Os cristãos devem focar a saúde da igreja e deixar Deus cuidar do crescimento. Em Atos 2.42 fala que os primeiros cristãos perseveravam na doutrina dos apóstolos, na oração, no partir do pão e nas orações. Em Atos 2.47 diz que Deus, dia a dia, acrescentava os que iam sendo salvos.

Toda igreja que necessita e busca sua revitalização deve focalizar-se em Jesus Cristo. A preeminência de Cristo (Cl 1.17), o amor de Cristo (2Co 5.14), a cruz de Cristo (1Co 2.2 e a necessidade de permanecer em Cristo (Jo 15.1-8) devem ser enfatizados constantemente em nossas pregações e ensino, bem como nos ministérios da igreja.

A oração tem papel prioritário na revitalização de igrejas. Na oração deve existir o mais puro louvor, a mais pura verdade e sinceridade, e a mais profunda confiança de que Deus é fiel para nos ouvir. As súplicas e petições devem ser permeadas de confiança na soberania de Deus onde são feitas segundo a vontade de Deus.

O papel da pregação anda de mãos dadas com o da oração. O conteúdo da mensagem deve ser a cruz de Cristo. O verdadeiro sermão está centralizado em Cristo. A mensagem deve ser iluminada pelo Espírito Santo e fundamentada unicamente na revelação que os autores bíblicos tiveram quando inspirados por Deus, a Bíblia. A mensagem deve ser útil, relevante, transformadora e capacitadora. Somente a Bíblia é suficiente para tornar o crente “perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Pe 1.3). Ela deve ser pregada por homens santos. Isto é, por homens que vivem e falam na presença de Deus, falam à luz do retorno de Cristo, são diligentes na preparação do sermão, são determinados e pacientes, são sérios e diligentes no trabalho e focados no ministério.

Uma igreja que busca revitalização é uma igreja que procura capacitar líderes com o perfil de multiplicador: aprendiz, aproveitador de momentos de aprendizado, ensinador e treinador de outros líderes. Busca e capacita líderes com o caráter de Cristo, que tem bagagem e conteúdo, competência (capacidades ministeriais, habilidades de mentoreamente e administrativas).

A igreja que tá buscando revitalização é uma igreja que entende que a missão da igreja antes é a missão de Deus. Ela procura conhecer e discernir sua missão quando pergunta: quem somos? O que fazemos? Onde fazemos? Como fazemos? Por que fazemos? Ela coloca a sua visão em ação.

Buscar a revitalização de igrejas segundo Deus é evangelizar intencional e constantemente. É evangelizar através de pequenos grupos de maneira confrontal, criativa, dialogal e diversa. É uma igreja que busca auto-disciplina e disciplina.

Algumas estratégias para revitalização de igrejas são: conectar a igreja ao passado; orientar o ministério da Palavra no púlpito, nas classes da escola dominical, em pequenos grupos, no discipulado e em qualquer ministério no Evangelho; enfatizar a formação espiritual, pessoal e familiar saudável; priorizar a oração e o ministério da Palavra; um chamado ao arrependimento; ser uma igreja dirigida pela missão e motivada pela visão; uma igreja organizada em pequenos grupos de discipulado; que multiplica a liderança servidora; faz missões mundiais e compromete-se com a Grande Comissão.

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...