quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Restauração de Deus na Vida do Seu Povo



“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2Cr 7.14

Introdução:
1.      Deus prometeu que a nação receberia alívio das dificuldades causadas pelo pecado se o povo se voltasse para ele numa atitude de humildade e oração.
2.      Dentro desse parâmetro geral, Deus manteve a prerrogativa de abençoar a quem lhe aprouvesse.
3.       “se o meu povo, que se chama pelo meu nome...”:
a)      Esse povo pertence a Deus.
b)      O povo de Deus tem uma identidade.
4.      2Cr 7.14 apresenta as condições para o perdão nacional dos pecados de Israel:

I. Humildade:
1.      2Cr 7.14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar...”.
2.      Uma atitude de reconhecimento de suas próprias falhas.
3.      Uma atitude de contrição.
4.      Reconhecimento de pobreza espiritual.
5.      Uma atitude de dependência de Deus.

II. Oração:
1.      2Cr 7.14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome... e orar...”.
2.      Pedir a ajuda de Deus em tempos de necessidade.
3.      Clamar a Deus agonizantemente pedindo-Lhe misericórdia.
4.      Oração fervente e perseverante.

III. Buscar a Deus:
1.      2Cr 7.14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar... e me buscar...”.
2.      Hebraico: procurar, recorrer, consultar, etc.
3.      Adorar e buscar a Deus com fidelidade e fervor.
4.      Buscar a Deus de todo o coração e ansiar pela sua presença.

IV. Arrependimento:
1.      2Cr 7.14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar... e se converter dos seus maus caminhos...”.
2.      Arrepender-se com sinceridade.
3.      Do pecado para a obediência.
4.      Abandonar pecados específicos e todas as formas de idolatria.
5.      Renunciar o mundanismo e chegar-se a Deus.

Conclusão:
1.      2Cr 7.14: “... então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
2.      A promessa de Deus é de ouvir a oração.
3.      Deus perdoa o seu povo.
4.      Deus purifica os pecados do seu povo.
5.      Deus restaura em seu povo o seu favor, presença, paz e justiça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...