quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
CARTA NO TEMPO A LUTERO
Ao irmão Lutero, saudações no Senhor:
Em outubro, o “Mês da Reforma”, há mais de 450 anos, você afixava suas célebres 95 teses. Foi um ato de coragem, meu caro, mas o Espírito do Senhor sustentava suas mãos. O interessante, Lutero, é que hoje, à custa da má fé de alguns “historiadores”, muita gente por aí pensa que você fundou uma nova religião. Imagine quanta ignorância!
É claro que não falam nos heróis da fé que surgiram bem antes do seu ato. Jerônimo e Huss em Praga, João Wicliff na Inglaterra e o nosso amigo Pedro Valdo tantos séculos antes. Não falam dos milhares de cristãos anônimos da Idade Média que permaneciam como um “remanescente fiel”. Não falam que você pregou o Evangelho puro.
Sabe, Lutero, é que essas pessoas não distinguem entre organismo e organização. O corpo de Cristo – a Igreja Universal – é um organismo vivo; em todas as épocas reúne os verdadeiros crentes, os remidos pelo sangue do Cordeiro. Mas aquele edifício hierárquico é uma organização, uma instituição humana, fruto de uma evolução histórica, que não mais se identifica (nem se identifica hoje) com o organismo. A organização você combateu para purificá-la; o organismo você preservou.
Eu bem sei, amigo Reformador (é esse o seu título hoje), que você não sabia onde ia parar tudo aquilo: debates, prédicas, escritos, perseguições, tentativas de suborno. Era um instrumento nas mãos do Senhor. A Bíblia foi traduzida, e o nosso Deus permitiu que um irmão nosso, o crente Gutenberg, inventasse a imprensa para que a Palavra de Deus fosse levada a todo o mundo, a todas as pessoas. Foi uma beleza, rapaz.
O Sacro Império, que queria julgar-lhe, caiu por terra. Juntamente com ele, o poder temporal da Instituição. A unidade podre da Europa ruiu. O pior mesmo foram aquelas guerras. Quantos picaretas políticos entraram “de gaiato” em nossa causa! Mas o Senhor separou o joio do trigo.
Países inteiros adotaram a nossa bandeira de lutas. Pessoas em todos os continentes – aos milhares – leem a Bíblia em suas próprias línguas, cantam belos hinos de louvor a Deus, aprendem as verdades eternas, conhecem o Evangelho de Cristo, agradecidas por sua bravura, por suas lutas com o demônio, por sua fidelidade.
O pior é que você não poderia reconhecer a muitos que usam o nome de nosso movimento. A Europa é um continente pagão, outra vez. Muitos países fundados sob as Escrituras hoje se depravam. Você bem sabe que esse negócio de “povo cristão” e “país cristão” nunca funcionou; a salvação é individual.
Os seminários, nossas casas de profetas, em muitos lugares estão ensinando horrores: que a Bíblia está cheia de mitos, que Jesus era homem somente, que não nasceu de uma virgem, que não morreu pelos nossos pecados, nem ressuscitou, que todos estão salvos e que a missão da igreja é política e social.
Não fique deprimido, o nosso Deus vai purificar o rebanho.
Essa gente toda – falsos crentes – joga lama em você e em todo o pessoal que lutou, sofreu e morreu por Cristo. São uns “arrependidos”. Estão com vergonha do Evangelho. O único pecado para eles é uma pessoa não querer se unir a todo o mundo em uma igreja só, crendo no que quiser, e se quiser. O resto, bom, não vou nem contar...
Mas nos jovens países no hemisfério sul, cá por essas bandas, a coisa vai melhor, o Espírito está operando. Para cada crente que se desvia, só vendo quantos entram em seu lugar. É muita alma salva; milhares se convertem. É oração, é pregação, é literatura.
No Brasil, há um século éramos um punhado; hoje somos milhões; estamos em cada vilarejo, em todas as camadas sociais. Aleluias! Ninguém segura essa Igreja, porque Cristo é o nosso chefe.
Lutero, há muito o que contar. Queixas, reclamações, notícias boas. Um retrato dos cristãos e do mundo de hoje.
Saudações à turma aí no Céu. Não se esqueça de um abraço no Calvino. Do amigo e irmão,
Robinson Cavalcanti.
Texto extraído do livro “Cristão, esse chato” do Bispo Robinson Cavalcanti).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”
Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...
-
Contam que certo dia um fósforo disse a uma vela : “Eu tenho a tarefa de acender-te.” Assustada, a vela respondeu: “Não, isto nã...
-
Disciplinas: - Introdução à Missões - Bases Bíblicas de Missões - O Desafio Missionário Mundial - A Igreja Local e Missões - História ...
-
Não há esperança para o mundo fora do Evangelho. Nenhuma religião pode levar o homem a Deus. Não há salvação para ao homem fora de Jesus...
Amigo e Irmão Luciano.
ResponderExcluirVi que voce deu uma passadinha no meu site.
Existem Mistérios de Deus, que o homem não pode explicar, estou me referindo como foi importante receber teu recadinho no site...sabe irmão... a luta tem sido muito grande no dia a dia. Mas tenho dito que neste mundo nada mais vale a pena, e se preciso for enfrentamos tudo por Jesus que é nossa verdadeira vida. Quando um Cristão ou uma familia assume a verdadeira vida com Cristo, ela passa a ser odiada por todos..até por certos (evangélicos)..mas Deus tem nos dado força para resistir. Sabemos que a Glória que nos está reservada é maior do que qualquer luta que passamos aqui. Enfim...estou só me abrindo um pouco com voce meu amado irmão..mas estamos firmes em Jesus.
Quero deixar aqui, minha solidariedade com o irmão.. e dizer que estive lendo "Carta no tempo a Lutero" e vou postar no meu site se o irmão permitir. estou retomando os trabalhos no site semanalmente depois de dois meses um pouco sem condições e devido a internet, e outras dificuldades mais.. mas com a graça de Deus continuamos a pregar o evangelho até o grande dia . A Paz do Senhor Jesus esteja contigo meu amado.