segunda-feira, 28 de maio de 2012

SERVOS DE DEUS SOFRENDO DE DEPRESSÃO

Não podemos explicar as nossas depressões unicamente em termos espirituais. Infelizmente muitos cristãos interpretam a depressão somente como sintoma e sinal de pecado e desobediência a Deus. Não obstante, a Bíblia historia que a fé não nos impede de passar pela depressão. Alguns servos de Deus atravessaram por este desalento. Estes fatos nos mostram que, mesmo os gigantes da fé, podem sofrer de depressão. Vejamos:

1. Jó: “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela?” (Jó 3.11).

2. Moisés: “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos” (Números 11.15).

3. Davi: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” (Salmo 42.5).

4. Jonas: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” (Jonas 4.3).

5. Noemi: “... Não me chames Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (Rute 1.20).

Para muitos estudiosos, o exemplo mais forte de angústia é o de Jesus. No Getsêmani, ele ora: “A minha alma está profundamente triste até à morte” (Mt 26.28). A “tristeza até a morte” que Jesus experimentava é decorrência de ter atravessado por sofrimentos, sensações e sentimentos de grande agonia.

Estudando a história da igreja cristã encontramos mais pessoas, tementes e fiéis a Deus, pelejando contra esta aflição. São homens de Deus que tiveram intransigentes conflitos de depressão: Agostinho, Lutero, David Brainerd, John Bunyan, Willian Carey, Richard Wurmbrand, etc... Pessoas que souberam lidar e vencer este mal.

Portanto, a depressão pode atacar até mesmo os cristãos. Este entendimento colaborará muito para tratar com afabilidade e complacência aqueles que estão atravessando por essas águas tumultuosas. Esses exemplos desvendam o realismo bíblico da depressão. Porém, acima de tudo, enchem-nos de esperança: “Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas...” (Hebreus 4.15). “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados!” (Hebreus 2.18).

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...