domingo, 21 de julho de 2013

O músico precisa conhecer profundamente a Bíblia


Josemar Bessa disse que “alguns dos maiores perigos teológicos de nossos dias são localizados nas asas da canção”. É muito ruim ouvir músicos dentro da igreja falando, ou cantando, equívocos teológicos por não conhecerem as Escrituras. Portanto, assim como a oração, a leitura da Palavra e principalmente a pregação dela, a música também usa a palavra falada e escrita e faz parte do culto solene para juntos transmitirem os ensinamentos das Escrituras. Por isso, é indispensável a ordem: Cante as Escrituras! Para se cantar a Bíblia, antes é preciso conhecê-la. Músicos que não conhecem profundamente as Escrituras não podem estar à frente da igreja. O problema é que a teologia de muitos músicos é a música e não a Bíblia.

O músico que conhece a Bíblia evita que a igreja cante, durante o culto, músicas sem fundamento bíblico. É indispensável que voltemos às Escrituras. Basta de canções antropocêntricas! As músicas de antes diziam “Tu és”, as de hoje dizem “eu sou”. A música na igreja deve focar o ser de Deus e os seus atributos, e não as necessidades humanas.

O problema reside no empobrecimento das canções que abandonaram a exposição e proclamação da Palavra. Hoje em dia, há muitos cânticos com letras heréticas. São músicas cantadas em nossas igrejas onde centralizam-se no homem com meras declarações repetitivas. Muitas músicas dentro da igreja são mundanas, pois exaltam o poder material. Como disse Mark Dever: "Precisamos resgatar a centralidade da Palavra de Deus na adoração. A música é uma resposta, exigida biblicamente, à Palavra de Deus. Mas a música que Deus nos deu, Ele não a deu para que sobre ela edifiquemos nossas igrejas. Uma igreja edificada sobre a música – de qualquer estilo – é uma igreja edificada sobre areia movediça."[1] Os decretos de Deus devem ser o tema da nossa canção (Sl 119.54). Devemos ter cuidado com o que estamos cantando. Portanto, é importante observar se a letra das músicas que cantamos no ambiente eclesiástico está baseada na Bíblia. O que edifica a igreja é quando se canta as Escrituras ou cânticos que refletem o evangelho.

Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim.




[1] DEVER, Mark & ALEXANDER, Paul. Deliberadamente Igreja: edificando o seu ministério sobre o evangelho. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...