Pular para o conteúdo principal

Teólogo e Missionário


Michael Green disse: “quase todo teólogo não gosta de evangelização e quase todo evangelista não gosta de teologia”. A afirmação de Green é verdadeira e imprimi um triste fato. O correto, biblicamente falando, seria toda reflexão teológica desembocar em ferramentas para o avanço missionário mundial. Ou seja, teologia em ação. Mas, missões sem os seus fundamentos teológicos torna-se mero ativismo ou pragmatismo. O problema reside no fato de que, infelizmente, a separação entre teologia e missões tem penetrado nas igrejas e organizações missionárias hodiernamente. Tem havido, lamentavelmente, uma polarização tamanha entre teologia e missões. Os frutos dessa dicotomia são conhecimento sem prática e prática sem conhecimento, ou seja, apatia missionária e prática missionária deficiente. Há teólogos sem visão missionária e missionários sem capacitação teológica.

Alguém disse que os teólogos têm o conhecimento da Palavra de Deus e os missionários buscam pregar a Palavra de Deus. Então, significa que os missionários precisam estudar teologia e os teólogos precisam fazer missões. No apóstolo Paulo encontramos esta combinação: teólogo com visão missionária. Paulo era um plantador de igrejas com um forte fundamento teológico. Nele vemos o exemplo de teólogo/missionário. O calejado apóstolo era a junção de teólogo profundo e missionário apaixonado. Paulo passou para a história não somente como o maior teólogo da fé cristã, mas também como o seu maior missionário. A presteza missionária de Paulo era implicação direta da sua teologia. Paulo foi um grande missionário porque era um grande teólogo. Ele foi um grande teólogo porque foi um grande missionário. Em Paulo a missão é teológica e a teologia é missiológica. Em menos de dez anos, entre os anos 47 e 57, ele plantou igrejas em quatro províncias do Império Romano: Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia proconsular. Paulo passa para a história, então, como uma combinação de teólogo profundo e missionário fervoroso.

Portanto, missões está no âmago da teologia. Missões é a extensão das convicções teológicas do crente. Todo crescimento quantitativo da igreja deve ser fruto do crescimento do estudo sério da Bíblia. Missões tem que ser o resultado inevitável de uma teologia fundamenta na Palavra de Deus. O estudo sério da teologia e o desejo de fazer a igreja crescer encaixam-se harmoniosamente. A teologia é, em essência, missiológica. Logo, significa que não são os antropólogos, os sociólogos, os marqueteiros ou os psicólogos que são os responsáveis por moldar a mensagem da proclamação, mas os teólogos, aqueles que se dedicam à interpretação das Escrituras. Teólogos precisam fazer missões e os missionários precisam estudar teologia.

Nos laços do Calvário que nos une,

Luciano Paes Landim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DA FIDELIDADE DOS DÍZIMOS E DAS OFERTAS

Introdução:
O assunto do dízimo é um dos mais importantes na vida do cristão. A prática do dízimo é um tema controvertido nas igrejas evangélicas, tendo, de um lado, defensores apaixonados e, do outro, críticos ardorosos. Para alguns, é uma espécie de legalismo judaico preservado na igreja cristã. Para outros, trata-se de uma norma divina que tem valor permanente para o povo de Deus, na antiga e na nova dispensação. Os críticos do dízimo afirmam que sua obrigatoriedade é contrária ao espírito do evangelho, pois Cristo liberta as pessoas das imposições da lei. Os defensores alegam que essa posição é interesseira, porque permite às pessoas se eximirem da responsabilidade de sustentar generosamente a igreja e suas atividades. O grande desafio nessa área é encontrar o equilíbrio entre tais posições divergentes. O que está em jogo é uma questão mais ampla — o conceito da mordomia cristã, do uso que os cristãos fazem de seus recursos e bens. A Bíblia trata do dízimo em vários textos, isto é…

A ORAÇÃO É A CHAVE PARA A OBRA MISSIONÁRIA

“Quando o homem trabalha, o homem trabalha. Quando o homem ora, Deus trabalha.” Patrick Johnstone

INTRODUÇÃO
O mundo luta com armas químicas, biológicas, bombas atômicas e etc.. São armas consideradas de muito poder. No entanto, existe uma arma mais poderosa do que essas citadas: a oração do justo (Tg 5.16). Ela é mais potente do que os mísseis norte-americanos, pois nunca erra o alvo. A nossa arma é a oração. A oração nos orienta a tomar decisões importantes na obra missionária e em tudo na vida. Ela promove comunhão na igreja (At 2.42).
A oração é a marca distintiva da igreja missionária. A oração é um meio para enfrentar a perseguição. Em At 12.1 diz: “Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar.” No versículo 5 diz que enquanto o apóstolo Pedro estava aguardando o seu martírio: “... havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” Toda igreja que faz missão passa por perseguição. Todavia, a perseguição não é capaz de acorre…

Ilustração Missionária: “A Missão de Uma Vela”