quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESTRATÉGIAS DE EVANGELIZAÇÃO URBANA (Parte 02)


INTRODUÇÃO: Os problemas relacionados com a missão da igreja na cidade exigem uma missiologia urbana. É imprescindível os cristãos tomarem consciência da realidade das cidades e seus desafios. Considerar os fatos bíblicos e os princípios neles presentes, relacionados com missões urbanas é de fundamental importância para a evangelização das cidades. Apreciar os métodos de missões urbanas, hoje adotados, com base nos princípios e modelos bíblicos é dever da igreja que almeja alcançar sua cidade para Cristo. Vejamos algumas estratégias de evangelização urbana: 

CULTOS AO AR LIVRE: Devem-se fazer uma boa divulgação do culto. Devem-se cantar hinos de fácil assimilação. A pregação deve mostrar claramente o plano de salvação em Jesus Cristo. Devem-se cadastrar os visitantes para efetuar uma futura visita ou enviar cartas ou literatura pelos Correios. E distribuir folhetos evangelísticos aos visitantes com a programação dos cultos e o endereço da igreja para um eficiente discipulado. 

EQUIPES DE VISITAÇÃO AOS LARES: Tem por objetivo visitar os crentes faltosos, doentes, visitantes, novos convertidos, etc. Na visita deve-se levar material de apoio: Bíblias, folhetos, livretos, etc. Razões da visitação: encorajamento (1Ts 5.11,14), admoestação (Cl 1.28; 3.16), repreensão aos desatentos (2Tm 3.16,17) e instrução na sã doutrina (2Tm 4.2). 

CADASTRO DE VISITANTES, NOVOS CONVERTIDOS E INTERESSADOS: “Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa” (Lc 14.23). A igreja deve imprimir as fichas para cadastro. A partir daí, em todas as reuniões no templo, nas casas, ao ar livre, etc., equipes de irmãos bem treinados e orientados colherão os nomes dos visitantes, novos convertidos e interessados para futuros contatos. 

PLANTAÇÃO DE IGREJAS: O crescimento das igrejas também acontece quando são iniciados pontos de pregação. Quantas igrejas têm expandido seu trabalho abrindo pontos de pregação em bairros onde residem vários membros ou às vezes apenas uma família, usando como local uma área simples, porém adequada. 

CONCLUSÃO: Portanto, a atividade missionária da igreja deve principiar sempre pelas ruas da sua própria cidade. Assim, o ensaio de elaboração de um projeto de missões urbanas, visando à evangelização das cidades é um grande desafio que cada igreja local deve aceitar. A palavra de Cristo à igreja não é uma opção e nem deve ser objeto de discussão. É uma ordem. É a filosofia de vida da igreja. Missões urbanas é tarefa da igreja. Lembrando que todo trabalho missionário urbano só terá valor se houver uma preocupação séria com o discipulado. Acompanhem nas próximas edições outras estratégias de missões urbanas. 

Nos laços do Calvário que nos une, 
Pr. Luciano Paes Landim.

5 comentários:

  1. fazer todo esse trabalho demanda orientação e treinamento por parte das lideranças, e estas muitas vezes estão ocupadas demais para ensinar a igreja a evangelizar fora do templo. é tempo de sair e colocar o povo de Deus na rua, para ir onde os perdidos estão, pois se esperarmos eles irem até a igreja, é tempo perdido. muito boa esta palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é obvio que os lideres das Igrejas encaram com seriedade os desafios da Igreja na vertente missionaria. nos devemos ir ao encontro das almas perdidas e preocupar-se nao so na salvaçao espiritual destes, mas também social e fisiologica.
      por que a Salvaçao que Cristo nos dâ, nao se limite na vertente espiritual.

      Excluir
    2. A evangelização e a ação social são os dois lados da mesma moeda. O papel da igreja é adorar a Deus, proclamar o evangelho e repartir o pão. O evangelho é integral. Cristo salva a alma e o corpo. Afinal, naquele Grande Dia o corpo dos mortos em Cristo será ressuscitado em um corpo de glória. Ou seja, a salvação é integral: alma e corpo. Portanto, a igreja deve encarar com seriedade e fidelidade a tarefa evangelística lembrando que o amor é demonstrado com atitudes (ações sociais).

      Excluir
    3. Verdade e na verdade pra ganharmos almas pro reino de Deus e so com Jesus tando conosco pra darmos a palavra certa na hora certa a pessoa certa pq Jesus disse ; Nimguem pode vir a mim se o Pai que mim enviou nao o troxer e eu o ressulcitarei naquele dia

      Excluir
  2. A evangelização e Ação Social, Tiago 2:26 Poque , assim como o corpo sem o espirito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

    ResponderExcluir

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...