quarta-feira, 20 de junho de 2012

AS CAUSAS DAS DOENÇAS



Extraído do livro "Quando Deus Decide Não Curar".

A doença pode ter diferentes causas. Ela envolve muito mais que o mau funcionamento físico, como foi mostrado no capítulo anterior. Ela gera reações psicológicas e espirituais que preocupam médicos e terapeutas que podem agravar bastante a doença de maneira, às vezes, irrecuperável.
Algumas causas das doenças são:

1. Contato com vírus e plantas ou animais portadores de doenças.
2. Ferimentos.
3. Ingestão de substâncias nocivas (drogas ou venenos).
4. Desgaste ou degeneração dos órgãos e contato com calor ou frio extremos.
5. Dieta inadequada.
6. Falta de exercício ou de cuidados com o corpo.
7. Defeitos genéticos e outras.

Segundo Hernandes Dias Lopes, as causas das enfermidades também podem ser:

1. O pecado original: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12, ARA).

2. O pecado pessoal não confessado: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior” (João 5.14, ARA. Conferir Tiago 5.14-16; 1 Coríntios 11.30; Salmos 32 e 38).

3. Ingerência de Satanás: “Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2.7, ARA).

4. Desobediência aos mandamentos de Deus: “e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara” (Êxodo 15.26, ARA. Conferir Deuteronômio 28. Os mandamentos de Deus na lei sobre circuncisão, lepra, higiene, gorduras).

5. Inobservância das leis naturais de Deus: Higiene, cuidado com o corpo, alimentos, sono.

6. Problemas naturais: Catástrofes, acidentes, terremotos, enchentes, etc.

7. Epidemias: Dengue, etc.

8. Vícios e vida desregrada: Álcool, fumo, drogas, sexo irresponsável, ansiedade, etc.

9. Castigo de Deus: “O SENHOR fará que a pestilência te pegue a ti, até que te consuma a terra a que passas para possuí-la. O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação, e com o calor ardente, e a secura, e com o crestamento, e a ferrugem; e isto te perseguirá até que pereças” (Deuteronômio 28.21,22, ARA).

10. Manifestar a glória de Deus: “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9.3, ARA). “Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (João 11.4, ARA).

Assim sendo, muitas são as causas das doenças. O diagnóstico deve ser preciso. Não podemos confundir as causas para não fazermos julgamentos precipitados.

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários:

LANÇAMENTO DA REVISTA MISSIONÁRIA “MISSIO DEI”

Estamos no mês de aniversário da Missão SAEM. No dia 21 de abril, comemoraremos 18 anos de existência da Sociedade de Apoio Evangelístico e ...