AS CAUSAS DAS DOENÇAS



Extraído do livro "Quando Deus Decide Não Curar".

A doença pode ter diferentes causas. Ela envolve muito mais que o mau funcionamento físico, como foi mostrado no capítulo anterior. Ela gera reações psicológicas e espirituais que preocupam médicos e terapeutas que podem agravar bastante a doença de maneira, às vezes, irrecuperável.
Algumas causas das doenças são:

1. Contato com vírus e plantas ou animais portadores de doenças.
2. Ferimentos.
3. Ingestão de substâncias nocivas (drogas ou venenos).
4. Desgaste ou degeneração dos órgãos e contato com calor ou frio extremos.
5. Dieta inadequada.
6. Falta de exercício ou de cuidados com o corpo.
7. Defeitos genéticos e outras.

Segundo Hernandes Dias Lopes, as causas das enfermidades também podem ser:

1. O pecado original: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12, ARA).

2. O pecado pessoal não confessado: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior” (João 5.14, ARA. Conferir Tiago 5.14-16; 1 Coríntios 11.30; Salmos 32 e 38).

3. Ingerência de Satanás: “Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2.7, ARA).

4. Desobediência aos mandamentos de Deus: “e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara” (Êxodo 15.26, ARA. Conferir Deuteronômio 28. Os mandamentos de Deus na lei sobre circuncisão, lepra, higiene, gorduras).

5. Inobservância das leis naturais de Deus: Higiene, cuidado com o corpo, alimentos, sono.

6. Problemas naturais: Catástrofes, acidentes, terremotos, enchentes, etc.

7. Epidemias: Dengue, etc.

8. Vícios e vida desregrada: Álcool, fumo, drogas, sexo irresponsável, ansiedade, etc.

9. Castigo de Deus: “O SENHOR fará que a pestilência te pegue a ti, até que te consuma a terra a que passas para possuí-la. O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação, e com o calor ardente, e a secura, e com o crestamento, e a ferrugem; e isto te perseguirá até que pereças” (Deuteronômio 28.21,22, ARA).

10. Manifestar a glória de Deus: “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9.3, ARA). “Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (João 11.4, ARA).

Assim sendo, muitas são as causas das doenças. O diagnóstico deve ser preciso. Não podemos confundir as causas para não fazermos julgamentos precipitados.

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DA FIDELIDADE DOS DÍZIMOS E DAS OFERTAS

A ORAÇÃO É A CHAVE PARA A OBRA MISSIONÁRIA