Texto Bíblico: Tg
4.13-16
Deus nunca
prometeu em sua Palavra que todos os nossos planos dariam certo, mas prometeu
que nenhum plano Dele daria errado. James Snyder: “O Senhor nos dará tudo
quanto prometeu, mas NADA que não tenha prometido.” Deus não disse aos
israelitas, no deserto, que não teriam de enfrentar gigantes em Canaã, mas
prometeu que eles tomariam posse da terra prometida em segurança.
A
verdade é que os nossos planos podem ser frustrados. Os nossos planos nem
sempre saem da maneira que planejamos. O homem não consegue discernir os
acontecimentos futuros que somente Deus sabe. Os planos de Deus não podem ser
frustrados. Deus nunca erra.
Em
sua Carta, Tiago condena o planejamento que exclui Deus. Tiago condena àqueles
que planejam e vivem sem Deus. Aqui fica uma pergunta: É errado fazer planos?
Vejamos:
I. É errado planejar pensando que Deus está longe dos detalhes da nossa vida: Tiago 4.13 diz: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.” Em Provérbios 16.1 fala: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.”
II. É errado planejar pensando que Deus não está no controle de tudo: Tiago 4.14 expressa: “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” Provérbios 16.9: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”
III. É errado planejar sem perceber que dependemos de Deus: Tiago 4.15 proclama: “Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” Provérbios 19.21 diz: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.”
IV. É errado planejar e se orgulhar dos projetos que planejou: Tiago 4.16 fala: “Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna”. Provérbios 16.18 expõe: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”
Assim sendo, concluímos que podemos e devemos planejar. Podemos ter a expectativa de resultados. Deus está acima de nossos planos. Os planos de Deus não podem ser frustrados (Jó 42.2): “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Precisamos submeter os nossos planos ao Senhor Jesus Cristo. Devemos entregar todos os nossos planos a Deus.
Nos
laços do Calvário que nos une,
Luciano
Paes Landim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários: